Projeto interdisciplinar - Consumismo.

Olá, pessoal!

O projeto desta unidade, de caráter interdisciplinar, terá como tema o consumismo. Este blog será utilizado como ferramenta para apoio, orientação e demais atividades relacionadas ao tema. Alguns vídeos, charges e textos complementares serão encontrados aqui.

Já estabelecemos em sala de aula a diferença entre consumo e consumismo, mas não custa lembrar: todos somos consumidores - é uma necessidade, afinal precisamos de alimentos, roupas, energia; já o consumismo, utilizando a definição do Wikicionário, é "o ato ou efeito de consumir produtos excessivamente ", ou seja, o consumo de bens de forma exagerada, sem haver real necessidade. 

Este fenômeno tem merecido a atenção de vários setores da sociedade. Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o consumismo "colocou o valor da novidade acima do valor da permanência"; e o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade também dedicou seu talento com os versos para tratar do assunto no poema "Eu, etiqueta". O vídeo a seguir ( pouco mais de 1 minuto de duração)  traz um pequeno trecho do poema publicado em 1984, no livro "O corpo":




Você pode conferir o poema completo neste link:http://supercarrinho.blogspot.com.br/2011/02/eu-etiqueta.html


Vamos refletir um pouco sobre o que acabamos de ler e ouvir? 

- No poema "Eu, etiqueta", Drummond escreveu que "é duro andar na moda / ainda que a moda / seja negar minha identidade". O que o poeta pretendia dizer neste trecho? 

- "O consumismo colocou o valor da novidade acima do valor da permanência". Qual a sua opinião sobre esta afirmação de Bauman? 

Deixe suas opiniões no campo "comentários" - é logo abaixo, basta dar um clique na palavra e seguir as instruções. Lembre-se da data limite para esta atividade: 17/06/2013. 

Até a próxima! 

Comentários

Barbara Teles 2°adm disse…
1)Que pra estar na moda passamos a usar determinados produto que não sabemos o que é,que só porque algumas pessoas passaram a usar.ate mesmo produto que não nos agrada, mas já que todos estão usando também usaremos para entra nesse ciclo de consumo e moda ditada per algumas pessoas.
2)Que um produto que todo mundo usa que estar na moda por mas que sua durabilidade seja pequena todos vão querer comprar para poder usufruir do seu tempo de gloria por estar com um produto que estar na moda e todo mundo tem.
Anônimo disse…
Aluna:Elaine Cristina
Turma:2°ADM


1°-O autor quiz dizer que,fazemos de tudo para usar uma marca, que no final,acaba sendo só um nome,nome esse que faz com que as pessoas saiam do seu eu,pra ser outra,pelo simples prazer de usar um outro nome,só pela marca.

2°Que estamos tão cegos com as novidades de produtos(eletrodomésticos,eletroeletrônicos,etc.)que não ligamos para o seu tempo de duração no mercado,sendo que muitos desses produtos são trocados só algumas peças,mas o desejo de ter uma nova versão fala mais alto.Sendo ainda que esses mesmos produtos vão sair de moda uns dois anos depois,o que vai fazer com que essas mesmas pessoas saiam em busca desses mesmo produtos em uma nova "versão".
Prof. Jaime disse…
Bárbara, gostei das respostas. Farei os devidos comentários em sala de aula. :)
Prof. Jaime disse…
Bem interessante sua resposta para "Eu, etiqueta", Elaine. Outros comentários farei quando nos reunirmos na sala de aula. :)