ATIVIDADE PARA O 2.o ANO A

Olá, pessoal.

O principal assunto no mundo por estes dias é a Olimpíada de Pequim, na China, evento gigantesco que reúne atletas de todo o mundo.

Faremos duas atividades referentes a este evento que envolverá um texto informativo e um cartoon.

ATIVIDADE 1 – O QUE FAZER

Tomando como referência um texto informativo (em inglês) que será disponibilizado aqui mesmo no blog, vocês deverão apresentar uma redação sobre os "Jogos Olímpicos" (em português, claro).


Mas para escrever esta redação, vocês precisarão de base, ou seja, de informação. E as informações estarão presentes no texto "The Olympic Games" logo abaixo.

TEXTO PARA A ATIVIDADE 1
Texto referência sobre os jogos olímpicos.

THE OLYMPIC GAMES

The first written reference to the Games is 776 BC. The ancient Greeks first had the idea to have the best athletes from all over Greece gather in one field and compete every four years.

All wars and fighting had to stop while the athletes and their supporters came together in the town of Olympia for a few days to compete in a few events, mostly related to warfare (throwing the javelin, running, wrestling, boxing and chariot racing).

Baron de Coubertin of France is considered "the father of Modern Olympic games". On April 06, 1896, the first Modern Olympic Games was held in Athens with a total of only 245 athletes representing 14 nations competing in 43 events.

The Olympic Games have many important symbols that most people recognize. The five rings that appear on the Olympic flag (coloured yellow, green, blue, black and red) were introduced in 1914. They represent the five continents of Africa, the Americas, Australia, Asia and Europe. The five Olympics rings represent the union of the five continents of the world and the meeting of their athletes in the Olympic games.

The torch symbolizes purity, the drive for perfection and the struggle for victory.

In the ancient Games, only the winner was celebrated. Later in 1904 in the St. Louis Games, gold was the top prize. Now, of course we have gold for first place, silver for second and bronze for third.

"The most important thing in the Olympic Games is not to win but to take part”
Baron de Coubertin


APÓS INTERPRETAR O TEXTO, FAÇA UMA REFLEXÃO:

Reflita essas questões, pois serão úteis para construir seu texto:

- como surgiram os jogos olímpicos?

- os esportes praticados nos jogos olímpicos antigos eram os mesmos praticados atualmente? Dê exemplos.

- Quando e por iniciativa de quem surgiram os chamados jogos olímpicos da era moderna?

- Qual a diferença entre premiações dos jogos olímpicos antigos para os jogos da era moderna?

- o que acontecia durante os jogos olímpicos antigos? Você acha que poderia acontecer o mesmo hoje?

- Quais são os símbolos dos jogos e o que eles representam? Esses ideais ainda são válidos atualmente?

- A frase do Barão de Coubertin ainda se aplica nos jogos olímpicos modernos?

Estas informações presentes em seu texto enriquecerão o trabalho e estão todas disponíveis no texto "The Olympic Games".

DICIONÁRIO ON-LINE
Um bom dicionário na internet: clique AQUI.

COMO FAZER A ATIVIDADE 1

Uma boa redação deve ser coerente, objetiva (geralmente contém entre 25 - 30 linhas) e principalmente deve emitir uma opinião definida sobre o tema demonstrando, com isso, que o aluno tem bons conhecimentos sobre o que está escrevendo (lembre-se: você não está escrevendo para "você mesmo" e sim para outros leitores. Por isso suas idéias devem ser claras).

Confira dicas para escrever uma boa redação AQUI ou AQUI. As informações para que você escreva sua redação deverão ter como base o texto disponibilizado no blog (texto da atividade 1 - The Olympic Games).

Seu texto poderá ser entregue através de três formas:

- digitado no word e enviado para o e-mail profjaime007@hotmail.com
- digitado no word, impresso, com capa e entregue ao professor até o dia 04/09/2008
- escrito em uma folha de papel pautado ou ofício, com capa e entregue ao professor até o dia 04/09/2008.

AVALIAÇÃO
Essas duas atividades ( redação + interpretação do cartoon logo abaixo) valerão 2,0 pontos. Lembrando que ainda haverá 3,0 pontos da apresentação do trabalho sobre o recôncavo. Logo, nada mais do que 5,0 pontos para a matéria de inglês sairão destas atividades.

ATIVIDADE 2
Durante os jogos olímpicos, muitas manifestações pró-Tibete estão acontecendo na China. Leia ESTE TEXTO (clique AQUI) para entender o que acontece, analise o cartoon abaixo e escreva sua interpretação em “comentários”.

Comentários

Anônimo disse…
Em caso de dúvidas, além da escola, você também pode enviar um recado em meu perfil no orkut. Abs!
Unknown disse…
Olá!
Parabéns pelo blog!Desta maneira, os alunos devem "amar" Inglês! Perfeito!Fiquei encantada com este livro didático falante, interativo,moderno.Como eu gostaria de ter estudado nesta época: antigamente era tão mais difícil! Sorte dos alunos de hoje! rs
Sucesso no seu trabalho!
InglêsVIP.com
Anônimo disse…
R:enquanto a china esta cedendo as olipiadas o mundo voltou os olhos somente p/ as olipiadas,esquecendo do massacre q a china vem cometendo em cima do tibet.
Anônimo disse…
Os jogos olimpicos surgiu em 776 ac.,pelos Gregos antigos que competiam em cada quantro anos na cidade de Olimpia.
Quando as Olimpiadas começava as guerras paravam para dar lugar aos atletas que competiam na cidade para treinar as suas modaridades como:corrida,luta livre entre outros...
Hoje alé de termos os mesmos jogos que tinham na Grecia antiga ampliamos para mais de 20 jogos como por exemplos:o futebol de quadra,volei de praia e de quadra, as ginasta,etc..
Temos varios símbolos dos jogos Olimpicos. Mais os cinco aneis representam os cinco continentes do mundo e é sinal de união.
A chamada Tocha é o simbolo da pureza e de luta por uma vitoria.
Mais até hoje concordamos com o Barão de Coubertin "Que o importante é competir e participar e saber que você por esta nos Jogos olimpicos ja é um dos melhores jogadores do mundo não importa que você perca.
Anônimo disse…
Bom dia professor, segue meu comentário da atividade 2.
O atleta correndo demostra um avanço economico em detrimento de uma politica de atraso que a China viveu. E um massaque em relação ao poder chines que vive em atraso. Isto fica bem claro no fragmento abaixo:
"Eles querem protestar contra o que eles vêem como uma violação dos direitos humanos por parte da China e querem mais liberdade, tanto política quanto religiosa, na região".
"Eles acreditam estar excluídos dos benefícios dos avanços econômicos desfrutados por outras províncias costeiras da China e dizem sofrer com os efeitos da crescente inflação no país".
Magda Mendes disse…
obrigada pelo comentário no meu blog. Aproveito p/ dizer que tb gostei muito do seu blog :)
Abraço.
Anônimo disse…
Quando as Olimpiadas começava as guerras paravam para dar lugar aos atletas que competiam na cidade para treinar as suas modaridades como:corrida,luta livre entre outros...
Hoje alé de termos os mesmos jogos que tinham na Grecia antiga ampliamos para mais de 20 jogos como as olipiadas o mundo voltou os olhos somente p/ as simbolo da pureza e de luta por uma vitoria.
Anônimo disse…
Estou gostando de algumas respostas, mas atentem para um detalhe: neste espaço eu gostaria de ler as opiniões sobre o CARTOON. Mas leiam o texto que indiquei para a atividade 2, senão dificilmente vocês conseguirão entender o cartoon ( e analise-o com cuidado, com muita atenção).

abraços!
Anônimo disse…
As Olimpiadas começava as guerras paravam para dar lugar aos atletas que competiam na cidade para treinar as suas modaridades como:corrida,luta livre entre outros...
Os atletas adoram competir pela as medalhas pricipalmente a de ouro.Hoje alé de termos os mesmos jogos que tinham na Grecia antiga ampliamos para mais de 20 jogos como por exemplos:o futebol de quadra feminino,volei de praia e de quadra, as ginasta,etc..
Sem contar que tembém tem a tal chamada Tocha é o simbolo da pureza e de luta por uma vitoria.
Mais até hoje concordamos com o Barão de Coubertin "Que o importante é competir e participar e saber que você por esta nos Jogos olimpicos ja é um dos melhores jogadores do mundo não importa que você perca.
Anônimo disse…
A primeira referência escrita para os Jogos é 776 aC. Os gregos antigos primeiro teve a idéia de ter os melhores atletas de toda a Grécia se reúnem em um campo e competem a cada quatro anos.

Todas as guerras e teve que parar de lutar enquanto os atletas e seus partidários se reuniram na cidade de Olímpia por alguns dias para competir em alguns eventos, principalmente relacionados com a guerra (arremessando a javelin, corrida, luta livre, boxe e carruagem corrida).

Barão de Coubertin da França é considerado o "pai dos Jogos Olímpicos". Em 06 de abril de 1896, os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas foi realizada com um total de apenas 245 atletas representando 14 países competindo em 43 eventos.

Os Jogos Olímpicos têm muitos símbolos importante reconhecer que a maioria das pessoas. Os cinco anéis olímpicos que aparecem na bandeira (cor amarela, verde, azul, preto e vermelho) foram introduzidos em 1914. Eles representam os cinco continentes de África, das Américas, na Austrália, Ásia e Europa. As Olimpíadas cinco anéis representam a união dos cinco continentes do mundo e da reunião dos seus atletas nos Jogos Olímpicos
Anônimo disse…
A primeira referência escrita para os Jogos é 776 aC. Os gregos antigos primeiro teve a idéia de ter os melhores atletas de toda a Grécia se reúnem em um campo e competem a cada quatro anos.

Todas as guerras e teve que parar de lutar enquanto os atletas e seus partidários se reuniram na cidade de Olímpia por alguns dias para competir em alguns eventos, principalmente relacionados com a guerra (arremessando a javelin, corrida, luta livre, boxe e carruagem corrida).

Barão de Coubertin da França é considerado o "pai dos Jogos Olímpicos". Em 06 de abril de 1896, os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas foi realizada com um total de apenas 245 atletas representando 14 países competindo em 43 eventos.

Os Jogos Olímpicos têm muitos símbolos importante reconhecer que a maioria das pessoas. Os cinco anéis olímpicos que aparecem na bandeira (cor amarela, verde, azul, preto e vermelho) foram introduzidos em 1914. Eles representam os cinco continentes de África, das Américas, na Austrália, Ásia e Europa. As Olimpíadas cinco anéis representam a união dos cinco continentes do mundo e da reunião dos seus atletas nos Jogos Olímpicos
Anônimo disse…
A primeira referência escrita para os Jogos é 776 aC. Os gregos antigos primeiro teve a idéia de ter os melhores atletas de toda a Grécia se reúnem em um campo e competem a cada quatro anos.

Todas as guerras e teve que parar de lutar enquanto os atletas e seus partidários se reuniram na cidade de Olímpia por alguns dias para competir em alguns eventos, principalmente relacionados com a guerra (arremessando a javelin, corrida, luta livre, boxe e carruagem corrida).
Anônimo disse…
A grande marmota dos jogos olimpicos

Se os chineses tivessem o direito de se expressar, tenho certeza que a maioria deles se juntaria aos protestos tibetanos. O que vemos agora nas províncias do Tibete não pode ser reduzido a um confronto étnico entre duas nações, os tibetanos versus a etnia chinesa; é muito mais uma revolta do estrato mais pobre e oprimido na China contra a tirania do Partido Comunista. As rebeliões tibetanas devem ser vistas como uma revelação sobre o verdadeiro caráter do sistema político-econômico chinês
patricia disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
patricia disse…
A tocha Simboliza a pureza,a unidade para a perfeição e luta para a vitória.aõ contrario da china que não tem nenhuma pureza,luta com toda as armas para dominar o povo de tibete .que só deseja ser um povo livre fora dos dominios chineses.

Aluna:Patrícia Carvalho
Anônimo disse…
No meu ponto de vista eu entende que enquanto a china esta cedendo as olipiadas o mundo voltou os olhos somente p/ as olipiadas,esquecendo do massacre q a china vem cometendo esse e o que eu entende professor jaime
Anônimo disse…
A interpretação da imagem,esta a nitidez do paradoxo existente:em meio o acontecimento dos jogos olímpicos,que tem característica marcante de:paz,harmônia,respeito as diferenças,...existe o conflito,entre China e Tibete,onde a hegemonia da China estar relacionada a submissão do tibete.
protesto,violência,mortes,são o mesmo palco dos jogos.tendo em vista a enorme contradição."Rumo ao progresso atravez da submissão".
Anônimo disse…
Em 06 de abril de 1896, os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas foi realizada com um total de apenas 245 atletas representando 14 países competindo em 43 eventos.

Os Jogos Olímpicos têm muitos símbolos importante reconhecer que a maioria das pessoas. Os cinco anéis olímpicos que aparecem na bandeira (cor amarela, verde, azul, preto e vermelho) foram introduzidos em 1914. Eles representam os cinco continentes de África, das Américas, na Austrália, Ásia e Europa. As Olimpíadas cinco anéis representam a união dos cinco continentes do mundo e da reunião dos seus atletas nos Jogos Olímpicos
Anônimo disse…
O cartoon esta demonstrando que a China mesmo envolvida com a sediação das olimpiadas vem travando uma guerra as ocultas com Tibete, que esta disposto a lutar por seus direitos. então este cartoon esta mostrando a China massacrando os Tibeteanos.
Anônimo disse…
A manifestação da china
no protesto do governo da região Tiberiana.
Anônimo disse…
A manifestação da china
no protesto do governo da região Tiberiana.
Anônimo disse…
a charge quer dizer q qundo a china entrou em confronto com hebates com o apoio de pequim, a china se achava-se em vantagem por ter a brava figura de se espor para ser os maiorais e ter todos de baixo dos seu pes.