BIG BROTHER


No Brasil e em muitos países o “Big Brother” é o conhecido programa de TV onde algumas pessoas passam dias confinados em uma casa com câmaras espalhadas em todos os aposentos e transmitindo o que essas pessoas fazem por lá durante o dia e a noite toda por meses.

Este tipo de programa é conhecido como “reality show”, algo como “show da vida real”, “mostra da realidade”.

E há também um candidato à prefeitura de Salvador fazendo referência ao Big Brother, só que na parte da política, onde o candidato diz que vai instalar câmeras de segurança nos bairros*.

Big Brother significa “Grande irmão”.

E aí você se pergunta: o que tem a ver ‘grande irmão’ com o programa de TV e com câmeras de segurança?

Na verdade o termo “Big Brother” foi criado por um escritor inglês chamado George Orwell, que em 1948 escreveu um livro chamado “1984”. Neste livro as pessoas vivem em um estado totalitário e constantemente vigiadas por uma entidade onipresente ( que está em todos os lugares e, assim, sabe de tudo) conhecida como...BIG BROTHER.

Então, é esse o conceito do “Big Brother” do programa de TV e das câmeras de segurança: que se pode ver tudo, nenhum detalhe escapa à câmera. Em outras palavras, vigilância total.

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

George Orwell – biografia.
1984 – saiba mais sobre o livro.
Quem é o Big Brother?

*atenção: este blog não toma partido político. Utilizou apenas uma proposta de um candidato como exemplo para ilustrar e contextualizar mais o assunto.

Comentários