Diferenças culturais



Estudar inglês não é apenas aprender a falar, ouvir, escrever e ler neste idioma. De fato, quando estudamos um novo idioma entramos em contato com a diversidade cultural de vários povos – e é importante conhecer o comportamento de algumas culturas para evitar constrangimentos. 

Vamos verificar as diferenças de comportamento entre brasileiros e norte-americanos nesta crônica de Michael Jacobs, professor de inglês e escritor. 

“Não é raro que os brasileiros que viajam para o exterior estranharem a atitude direta das pessoas. Veja neste exemplo como a mesma situação se passaria no Brasil e nos Estados Unidos: 

No Brasil
Pergunta: Você sabe onde fica a rua Brito Peixoto? 
Resposta: Bem, acho que sim... já ouvi falar, mas pergunte àquele sujeito do boteco da esquina, porque ele conhece toda a redondeza. E se ele não souber, com certeza o Chico da banca de jornal pode lhe emprestar o guia de endereços. 

Nos Estados Unidos
Pergunta: Do you know where Oak Street is? 
Resposta: No. 

O norte-americano não está sendo mal educado, ele simplesmente não sabe e não tem mais nada a dizer a respeito.” 

Este comportamento objetivo, como bem citou o autor, não se trata de má educação; os brasileiros têm outro modo de agir, por isso estranham tais modelos – isso é muito comum acontecer em ligações telefônicas também: os norte-americanos geralmente são ainda mais objetivos.  

Confira nos links a seguir alguns relatos e matérias sobre o comportamento de:



Canadenses 




Fonte: “Como não aprender inglês – erros comuns do aluno brasileiro”, de Michael A. Jacobs
Fonte da imagem: internet

Comentários