Carnival - turma de administração 1B vespertino 2011


Olá, turma!

Como passaram o carnaval? Espero que tenham aproveitado bastante, seja descansando, viajando ou caindo na folia - mas com responsabilidade.

E já que estamos falando de carnaval, Salvador, festa...bem, vocês sabem que o carnaval no Brasil é famoso no mundo inteiro e atrai milhares de turistas do exterior. E obviamente a nossa cidade (Salvador) está inserida neste roteiro - e o carnaval, no Brasil, é um grande negócio.

Além das imagens, os turistas procuram por informações sobre os destinos de viagem. E eles querem saber sobre as origens do carnaval, o trio elétrico, informações sobre o país e a cidade, etc.

Aqui temos um texto adaptado para o que temos estudado em sala de aula: a interpretação de textos através de uma abordagem instrumental. Leia o texto “Carnival” seguindo as orientações fornecidas em sala e tente responder as questões relacionadas ao “Carnival”. Let´s go!

Lembre-se: se precisar de um dicionário, clique AQUI. Não use o Google Translator, já falamos sobre ele na aula.

CARNIVAL

Origins

The origins of carnival date back to the ancient Greek spring festival in honor of Dionysus, the god of wine. The Romans adopted the celebration with Bacchanalia (feasts in honor of Bacchus, the Roman equivalent to Dionysus), and Saturnalia, where slaves and their masters would exchange clothes in a day of drunken revelry.

The origin of Brazil's carnival goes back to a Portuguese pre-lent festivity called "entrudo", a chaotic event where participants threw mud, water, and food at each other in a street event that often led to riots.

SALVADOR
Salvador da Bahia was Brazil's first center of government (from 1549 to 1763), and remains its musical capital. For centuries, Bahia was home of the Portuguese sugar industry and slave trade. As a result, today Salvador is the largest center of African culture in the Americas.

Like Rio, the city of Salvador is famous for its carnival. Rio is famous for its Samba schools, elaborate costumes (or at times no costumes), and
a huge parade held at the Sambodromo Stadium. Salvador is Brazil's street carnival.

Bahian superstar Carlinhos Brown explains, "We play, not for money, but to celebrate happiness. Our carnival is a street carnival. It is for everyone, not just for those with money."

In addition to the Blocos Afros, artists like Carlinhos Brown and Daniela Mercury perform on huge trucks, packed with loudspeakers called "trio electricos". These are the big tractor-trailer trucks packed with huge speakers. The tradition began in 1950 when two Bahian musicians, Dodo and Osmar, performed with their electric trio aboard a 1929 Ford pickup truck.


Fonte: http://www.afropop.org/multi/feature/ID/33/

Lent = Quaresma

QUESTIONS

1. Sobre as origens do carnaval, podemos afirmar: (apenas uma alternativa)

a) Os brasileiros criaram o carnaval como uma homenagem aos romanos, gregos e portugueses.
b) As origens do carnaval remontam à Grécia antiga e aos romanos, que homenageavam seus deuses – principalmente Dionísio e Baco, respectivamente.
c) O carnaval no Brasil surge a partir de uma festividade portuguesa chamada “entrudo”, um evento que acontecia depois da Quaresma de forma pacífica e ordeira.

2. Por que a Bahia é hoje o maior centro da cultura afro nas Américas? (responda em português)

3. De acordo com o texto, qual é a diferença do carnaval no Rio de Janeiro e do carnaval em Salvador? (em português)

4. Explique, em português, quando e como surgiram os “trios elétricos” de acordo com as informações que o texto fornece?

5. Segundo Carlinhos Brown, “We play, not for money, but to celebrate happiness. Our carnival is a street carnival. It is for everyone, not just for those with money." Você concorda ou discorda de Carlinhos Brown? Justifique.

Responda a estas questões clicando em “comentários” logo abaixo, após “category”. Que tal tentarmos respondê-las até o dia 23/03/2011?

Comentários

naiane s de jesus lima disse…
rsposta 1 b
2 (pois é onde reune pessoas de varios lugares onde artista se apressentam mostrando seu trabalho e homenageando sempre a cidade.
3(No rio se apresenta grandes escolas de samba em estádio onde pessoas assistem de arquibancadas e salvador famosos se apresentam em trios onde levam consigo fãs e onde pessoas se divertem mais.
Jaime Bispo disse…
1- b
2- blocos afros
3- RJ carnaval as escolas de samba com suas fantasias passam num sandromo em SSA com alto falante os trios eletricos anima nas avinidas, na rua.
4-A tradição começou nos anos 50 com dois músicos baianos, Dodô e Osmar, realizado com o seu trio elétrico a bordo de um carro picape.
5-concordo, porque o povo de baixa renda a"pipoca" pode ir ao carnaval se divertir mesmo dividindo pequenos espaços com os blocos pra verem seus artistas passarem.
ione disse…
1-c
2-porque a bahia possui comidas, festas populares,paisagem lindas que o turistas nao resisti.
3-eu acho que o carnaval do Rio nao tem aquela alegria,nao tem aquele trio para o povo pular atras.esse que o segredo do carnaval da Bahia.por isso o carnaval do Rio nao é bom.
4-o trio surgiu na decada
Greyce Oliveira Rocha disse…
RESPOSTAS:
1: c) O carnaval no Brasil surge a partir de uma festividade portuguesa chamada “entrudo”, um evento que acontecia depois da Quaresma de forma pacífica e ordeira.
2:

3: A diferença é que o carnaval do RIO DE JANEIRO tem os desfiles das escolas de samba que aconteçem nos sambodromos em quanto em SALVADOR temos apenas os trios elétricos.

4: A tradição começa em 1950 quando dois musicos baianos, Dodo e Osmar,
Rafaela Souza disse…
RESPOSTAS

1: c) O carnaval no Brasil surge a partir de uma festividade portuguesa chamada “entrudo”, um evento que acontecia depois da Quaresma de forma pacífica e ordeira.

3: a diferença é que o carnaval do Rio De Janeiro tem os desfiles das escolas de samba, e em Salvador temos apenas os trios eletricom.

4: a tradição começa em 1950 quando dois musicos baianos,Dodo e Osmar,
jaqueline carvalho cerqueira 1°adm disse…
questão1:resp.c
questão2:resp porque a bahia é muito rica em pontos turisticos.
questão3:resp.no rio são famosas escolas de samba que desfilam no sabodramo e em salvador a festa é de rua com varios trios eletricos.
questão4:resp.os trios eletricos surgiram em 1929 os primeiros trios de Dodo e Osmar.
questão5:resp.sim pois quando fazemos algo que gostamos é maravilhoso.
Naiane s de jesus lima 1°ADM A disse…
resposta
1 (B)

2(pois na bahia é onde encontrado artista famosos festas populares onde turistas venhe de longe apreciar

3(no Rio são apresentadas escolas de samba onde só pode ser vista de arquibancadas e em Salvador todos podem curtir,dancar e seguir pois a festa e na rua de salvador.

4(em 1950 foi quando surgiram artista da musica afro brasileira e em 1929 quando surgiram os primeiros trios eletricos como o de dodo e osmar.

5(sim pois quando fazemos algo que gostamos tudo fica prazeroso e eles estão ali para satisfazer seu publico que cada dia cresce tados gosta de musica popular.
Valdirene Lima 1º ADM disse…
1- B
2- Não consegui.
3- NO Rio escola de Samba; Salvador festa de rua.
4- A tradição começou em 1950 quando os musicos baianos Dodó e Osmar apresentaram o trio eletrico a bordo de um caminhão.
5- Sim. Porque para brincar o carnaval não precisa de dinheiro, basta a felicidade.
Tais França 1º ADM disse…
1- B
2- Não consegui.
3- No Rio escola de Samba; Salvador festa de rua.
4- A tradição começou em 1950 quando os musicos baiano Dodó e Osmar apresentaram o trio eletrico a bordo de um caminhão.
5- Sim. Porque para brincar o carnaval não precisa de dinheiro.
Prof. Jaime disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Jaime disse…
Ok, pessoal, gostei das respostas em geral e do trabalho realizado. Espero que tenham apreciado e familiarizado com esta ferramenta como apoio às nossas aulas no curso de administração.

Em sala de aula verificaremos melhor algumas questões respondidas aqui, principalmente a questão 2, que apresentou alguma dificuldade por aqui.

Abs!
Shirley Daiane disse…
Shirley Daiane
b
Shirley Daiane disse…
b
Unknown disse…
Porque a bahia tem muitas comidas tipicas o candoble e outras festas afro.
Unknown disse…
A diferença é que a tradição em Salvador é trio eletrico dança afro capoeira etc.E no Rio de Janeiro, são as lindas escolas de samba.
Unknown disse…
A tradição comecou nos anos anos 50 com dois musícos baiano,chamado Dôdo e Osmar.
Joseane Corrêa disse…
Nossa...bem legal seu blog...estou fazendo o meu tambem...visite

www.teacherjoseane.blogstpot.com