3o ANO "A" - REVISÃO DOS TEXTOS


Olá, pessoal. Bem-vindos.

Neste espaço disponibilizarei os resumos de algumas aulas que acompanhamos em sala de aula ou na sala de vídeo.

Como a prova de vocês é no dia 16/10/2007 e temos estudado algumas técnicas para interpretação de textos, resolvi colocar aqui os textos que estudamos nos slides na sala de informática. Além disso vocês já tem uma apostila com um pouco da parte teórica e fizemos exercícios com alguns textos.

Bem, vimos que o conhecimento das estruturas gramaticais da língua inglesa é muito importante, mas é necessário mais do que conhecimento gramatical para uma interpretação de um texto em Inglês. Tanto o vocabulário quanto a informação são indispensáveis para um bom entendimento do que o texto tenta nos passar. Relacionar idéias presentes no texto, deduzir pela lógica,elementos que nos dão "pistas" sobre o tema, enfim, são estratégias úteis e não apenas para a língua inglesa...

Quando o acontecimento é de grande repercussão e recente, é bem mais fácil fazer deduções. Clique em TEXTO 1 para relembrar um dos textos que trabalhamos:


Repare como é importante estar bem informado. Sempre que tiver oportunidade não deixe de ler, de assistir aos telejornais...são boas fontes de informação. Mas voltando ao texto, além de ser um acontecimento recente, a imagem já nos dá uma "pista". Essas pistas estão nas imagens e em um pequeno texto abaixo da manchete (título) como vemos no texto 2:


Lembre-se sempre de procurar no textos os chamados termos cognatos, que são as palavras em inglês bem parecidas à língua portuguesa e essas dispensam maiores trabalhos quanto ao significado. Mas tome cuidado: há os chamados FALSOS COGNATOS, que confudem a cabeça de qualquer um ( por exemplo, PARENTS. Parece "parentes", mas na verdade é "pais"). Caso queira ver exemplos de falsos cognatos, clique AQUI.

Em nosso terceiro texto estudado vimos que tratava-se de um assunto um tanto mais complicado para a maioria das pessoas, mas uma boa leitura e procurando os cognatos + palavras que já são conhecidas podemos ter êxito em nossa atividade:


Pois então, aí está o conteúdo do que temos estudado ultimamente. Relembrem os textos, leia a apostila e, caso haja alguma dúvida fora da escola sobre a matéria mande-a através dos COMENTÁRIOS (clique na palavra "comentários" logo abaixo) que eu responderei para vocês. Mas podem deixar um recado também apenas dizendo o que acharam do blog :-)

Comentários

Prof. Jaime disse…
Olá, pessoal.Fiquem à vontade para escrever aqui dúvidas, sugestões...basta digitar e logo abaixo, em "escolher identidade",clique em "outro". Depois clique em "publicar comentário" e pronto. Seu texto será publicado aqui.