Texto para a turma de ADM.
Why are you studying English?
Por que você está estudando inglês?
Michael A. Jacobs
Já virou “papo maçante” essa história de que o inglês é fundamental. Contudo, essa é de fato a realidade que nos cerca há muito tempo, e que se acentua cada vez mais devido à globalização. Até para paquerar via internet ter o mínimo de familiaridade com o idioma é necessário.
O estudante deve encarar o aprendizado de idiomas como um dos pilares de sua formação, visando seu melhor desempenho profissional e pessoal. Não dá para levar as aulas de inglês como uma atividade secundária; elas devem ser prioridades para quem quer se dar bem, seja qual for a carreira a seguir.
[...] Dei aulas para vários executivos de uma multinacional, ainda pequena aqui no Brasil, durante um bom tempo. Alguns alunos eram muito aplicados, outros nem tanto. (Será coincidência o fato de que os mais esforçados progrediram e os demais estacionaram? Claro que não.).
[...] Sei que não é fácil arranjar tempo para estudar. Porém, se o aluno não colocar isso como uma prioridade em sua vida, nada acontece. Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade.
[...] Sem inglês, o profissional brasileiro encontra maiores dificuldades para crescer na carreira. Os que o dominam, ao contrário, podem progredir. Veja bem, “podem”. Não é uma garantia, porque o Inglês, por si só, não vai suprir a formação básica e fundamental que todo o indivíduo precisa ter em outras áreas de conhecimento. Resumindo: sem inglês é difícil progredir em qualquer campo, com inglês torna-se mais fácil, porém é fundamental ter e desenvolver outros talentos.
Fonte: “Como não aprender inglês – erros comuns do aluno brasileiro, volume II”, de Michael A. Jacobs http://www.submarino.com.br/produto/1/96086/?franq=134562. Fonte da imagem de fundo da charge: salvador-tur
Por que você está estudando inglês?
Michael A. Jacobs
Já virou “papo maçante” essa história de que o inglês é fundamental. Contudo, essa é de fato a realidade que nos cerca há muito tempo, e que se acentua cada vez mais devido à globalização. Até para paquerar via internet ter o mínimo de familiaridade com o idioma é necessário.
O estudante deve encarar o aprendizado de idiomas como um dos pilares de sua formação, visando seu melhor desempenho profissional e pessoal. Não dá para levar as aulas de inglês como uma atividade secundária; elas devem ser prioridades para quem quer se dar bem, seja qual for a carreira a seguir.
[...] Dei aulas para vários executivos de uma multinacional, ainda pequena aqui no Brasil, durante um bom tempo. Alguns alunos eram muito aplicados, outros nem tanto. (Será coincidência o fato de que os mais esforçados progrediram e os demais estacionaram? Claro que não.).
[...] Sei que não é fácil arranjar tempo para estudar. Porém, se o aluno não colocar isso como uma prioridade em sua vida, nada acontece. Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade.
[...] Sem inglês, o profissional brasileiro encontra maiores dificuldades para crescer na carreira. Os que o dominam, ao contrário, podem progredir. Veja bem, “podem”. Não é uma garantia, porque o Inglês, por si só, não vai suprir a formação básica e fundamental que todo o indivíduo precisa ter em outras áreas de conhecimento. Resumindo: sem inglês é difícil progredir em qualquer campo, com inglês torna-se mais fácil, porém é fundamental ter e desenvolver outros talentos.
Fonte: “Como não aprender inglês – erros comuns do aluno brasileiro, volume II”, de Michael A. Jacobs http://www.submarino.com.br/produto/1/96086/?franq=134562. Fonte da imagem de fundo da charge: salvador-tur
***
Após refletir sobre o texto de Michael Jacobs, deixe sua opinião:
1. Além das aulas de inglês no colégio, o que mais você está fazendo em relação ao aprendizado da língua inglesa?
2. “Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade”. Comente esta afirmação do autor.
3. Como você avalia até aqui o seu aprendizado em inglês?
Após refletir sobre o texto de Michael Jacobs, deixe sua opinião:
1. Além das aulas de inglês no colégio, o que mais você está fazendo em relação ao aprendizado da língua inglesa?
2. “Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade”. Comente esta afirmação do autor.
3. Como você avalia até aqui o seu aprendizado em inglês?
Digite suas respostas clicando em "comentário" logo abaixo.
Comentários
correto. O que falta na realidade não é tempo e sim interesse da minha parte.
Estou pouco a pouco aprendendo e feliz por está falando algumas coisas em ingles.
ANA maria turma C
R: Na verdadee nada professor!
2. “Quando alguém me diz não ter tempo para estudar, retruco: não é que falta tempo, o que falta é prioridade”. Comente esta afirmação do autor.
R: Eu acho qui é a mais pura verdade no meu caso msm o que falta e prioridade rempo eu tenho o que eu preciso mesmo e da prioridade para as aulas do senhor e eu vou ter!
3. Como você avalia até aqui o seu aprendizado em inglês?
R: eu naun acho nen bom nen ruim, o que eu preciso mesmo e mim orgarnisar por que eu sei se eu mim esforça um pouco mais eu vow longe!
2)Realmente todo tempo é valioso para estudar o autor chama a atenção para não perder tempo e oportunidade.
3)O aprendizado é muito bom pela dinamica do professor jaime, as suas aulas de inglês é muito boa, pelo seu método de ensino aonde nos estimula ter interesse pelas suas aulas. Muito obrigado professor Jaime. Turma C. Curso ADM.
2 Em parte concorgo,porem enbora tenho me enteressado pelo inglês, as tarefas que temos das demais diciplinas nos inibe de termos uma maior dedicação.
3 Tenho aprendido muito, mas tenho encontrado algumas dificudades que aos pocos tenho superado por ex: A pronunciade do inglês falado.
TURMA C ADM
Day, estou bastante orgulhoso com a sua evolução nas aulas. Tenha certeza de que todo esse esforço se refletirá não apenas na língua inglesa, mas também para a vida.
Severino, eu é que agradeço suas palavras e sua dedicação na sala sala de aula. Os alunos também motivam os professores - e você é um dos que motivam.
Jorge, há muitas tarefas, sem dúvida...mas o autor chama a atenção para a gerência e organização do tempo - e o tempo é a " mercadoria" mais cara que temos hoje. Tente deixar um tempinho, nem que sejam 5 minutos, para evoluir e "mergulhar" na língua inglesa. Filmes e músicas são ótimos...e se você tem acesso à internet há um mundo de possibilidades.
Sou Priscila Andrade e trabalho para a empresa bab.la (http://bab.la), um portal linguístico com sede na Alemanha. O bab.la é interativo e oferece gratuitamente dicionários em 15 idiomas.
O portal é uma ferramenta útil e interessante para professores e alunos de idiomas. Além de buscar por palavras nos dicionários, os usuários podem sugerir novas palavras e editar outras já sugeridas. Em caso de dúvidas, basta usar o fórum de perguntas.
A seção de testes traz quizzes em diferentes idiomas e em diversas categorias: gramática, vocabulário, filmes e música, história e cultura, esportes, diversão, etc. Ela também é interativa: você professor pode criar quizzes para seus alunos gratuitamente.
O bab.la oferece ainda Exercícios de Vocabulário que permitem ao usuário praticar o idioma selecionado com lições já criadas ou criar as suas próprias lições.
Um produto novo do bab.la, também e gratuito, é o Guia de Frases (http://pt.bab.la/frases/). Ele está disponível em 14 idiomas e contém milhares de traduções de frases e expressões comuns divididas em quatro categorias: acadêmico, negócios, pessoal e inscrição. É possível combinar o Português com qualquer um dos 13 idiomas restantes, inclusive japonês, chinês e hindi. Se puder, por favor visite a página e me envie um feedback.
Gostaríamos de saber a opinião dos usuários sobre o Guia.
Atenciosamente,
Priscila Andrade