Atividade - Turma de Administração (1B)

O texto que acompanharemos a seguir é uma reportagem feita pela BBC - British Broadcasting Corporation, uma emissora pública de rádio e TV do Reino Unido – sobre os 500 anos do “descobrimento” do Brasil. A matéria data do ano 2000, portanto há 10 anos.

Mesmo assim vale a leitura e análise deste texto, que está adaptado para aquilo que nós estudamos.

Utilize as técnicas de leitura e interpretação trabalhadas em sala de aula. Caso precise de um dicionário, clique AQUI. ( atenção: o “Google Translator” tem sua eficiência para traduzir as palavras, mas em relação a textos já apresenta algumas dificuldades. Lembre-se que estamos aqui para aprender uma habilidade específica em inglês, ok?)

Brazil: Country of the future?
By Americo Martins of the BBC Brazilian Service
Generations of Brazilians have long been taught that they lived in "the country of the future".
With its vast territory, natural resources and economic potential, its people were led to believe that Brazil had a guaranteed place as one of the world's leading countries.
But as the country celebrates 500 years since the arrival of European explorers, the promise of a bright future has not come true for the majority of its population.
A great number suffer daily from tremendous inequality, widespread corruption and growing violence.

Social problems

In fact, Brazil is one of the most unequal countries in the world. About 50 million Brazilians are poor, 32 million do not have access to clean water and 24 million are illiterate. Many have to live on a mere $77 per month, the country's minimum wage.

Living in huge "favelas" or shantytowns, the poor in fact have limited access to education, the job market and the health system.

One of the results of the social exclusion has been an increase in violence.


Texto original: http://newscdn.bbc.net.uk/2/hi/americas/721432.stm
Imagem: http://www.conversaafiada.com.br/antigo/?p=28686

------------------------------------------------------------------------

Agora que você fez a leitura, passou pelas etapas de prediction, reconhecimento de cognatos, skimming e scanning, procure responder a estas questões, de acordo com as informações no texto, no espaço dos “comentários”:

1. Quais são as razões que levaram a população brasileira a acreditar que o Brasil “é o país do futuro” e por quais motivos esta previsão não se realizou?

2. Esse texto é do ano 2000. Faça uma rápida pesquisa na internet e compare os dados sobre pobreza, analfabetismo e salário mínimo informados na reportagem com os dados sobre tais itens 10 anos depois: houve mudanças?

3. Você, como futuro administrador – ou em qualquer outra profissão que venha a seguir – de que forma poderia contribuir para reduzir a desigualdade em nosso país e ajudá-lo, de fato, a ser “o país do futuro”?

Data limite para as respostas: 24/11. Lembre-se que a semana de provas é neste período ( 22 a 26 de Novembro). Boa sorte! ( Respostas no item "comentários" logo abaixo)

Comentários

1:a população começou a ver o brasil,se desenvolver exportar para fora,e assim ficou certo que o brasil,tava no rol,de um pais subdesenvolvido.mas no entanto ele não tava importando tanto assim,ai teve que subir o preços das coisas.

2:não teve muita mudanças,o salário continua baixo,temos muitos analfabetos,porque tem que trabalhar,não tendo oportunidade de estudar.fora que tem muitas pessoas desempregadas,passando fome.por isso acho que não houve mudanças.

3:apoiaria,a participação dos menos afortunados no convivio social,tentando arranjar empregos;escolaridade para os analfabetos e etc....
marise disse…
1º- Com seu vasto territorio,recursos naturais e potêncial,sua população foi levada a acreditar que o Brasil tinha um lugar garantido como um dos principais países do mundo

2º- Pobleza: A taxa de pobleza caiu um total de 12,98% com uma variação de 37,73%.

-Analfabetismo: Caiu 15,60% ou 3,33% ao ano.

- Salário mínimo: O salário mínimo cresceu 55,00% ou 12,41% ao ano.

3º- Dando mais oportunidades para as pessoas negras e de baixa renda, facilitando aentrada para a faculdade e propocionando mas empregos de cargos bem elevados.
Prof. Jaime disse…
Luciana, na questão "1" havia outros motivos, além dos quais você citou.

Na questão "2" eu gostaria de uma rápida pesquisa com alguns dados que comprovassem se houve ou não mudanças quanto aos itens citados.

Questão 3, ok!

:)
Prof. Jaime disse…
Marise, na resposta da sua questão "1", faltou você responder porque o Brasil não se tornou esta "potência" no mundo.

Na questão "2" você trouxe alguns dados, ok.

Questão "3", ok!

:)
May disse…
Love your blog!!