Trabalhando com textos - cognatos e "prediction"


fonte imagem: google
Temos estudado em sala de aula algumas técnicas para interpretação de textos em inglês. Deixamos de lado temporariamente a tradução simples por estratégias instrumentais como identificação de termos cognatos – que são aquelas palavras de origem latina que possuem grande semelhança com a língua portuguesa, como “different” e “music”, por exemplo – e uma técnica conhecida como prediction, que nada mais é do que inferir (deduzir) o conteúdo de um texto a partir do seu conhecimento prévio sobre o tema.

É por isso que nós, professores, falamos o tempo todo para vocês: leiam, procurem se informar, pessoas bem informadas estarão sempre um passo adiante em relação àqueles que não se importam em obter informação.

Mas ao se deparar com um texto em inglês, sempre encontramos palavras que necessitam de alguma tradução. E aí recorremos ao dicionário. Mas se você não possui um dicionário inglês-português, a internet oferece opções interessantes. Vamos trabalhar também com um dicionário on-line gratuito.

Antes, um pequeno trecho de um texto para trabalharmos:

THE REPUBLIC OF SOUTH AFRICA
The Republic of South Africa is a country in the southern region of Africa. About forty-five million people live there.

The biggest city is Johannesburg; the capitals are Cape Town, Pretoria, and Bloemfontein. This is because the government is based in Pretoria, the parliament is in Cape Town and the Supreme Court is in Bloemfontein.

One of South Africa's most known people is Nelson Mandela. He was its president from 1994 until 1999.

South Africa will be the host nation for the 2010 FIFA World Cup. This will be the first time the tournament is held on the African continent.
Fontes: wikipedia simple english, texto adaptado; imagem: google

Primeiro, vamos analisar o texto e descobrir alguns cognatos. Anote – em seu caderno ou na caixa de “comentários”- alguns termos cognatos que você encontrou.

Agora pense: uma palavra que surge diversas vezes no texto é “South Africa”. Sabemos que neste ano de 2010 irá acontecer um grande evento no continente africano. Que evento é este e em qual país irá ocorrer? Anote – em seu caderno ou na caixa de comentários.

USANDO O DICIONÁRIO ON-LINE
Podemos interpretar razoavelmente o que o texto nos informa, mas há palavras que não conseguimos compreender, mesmo considerando o contexto em que a palavra está inserida.

Vamos utilizar um dicionário on-line chamado BABYLON. Basta digitar a palavra que se queira traduzir e escolher o idioma. Para acessar o dicionário, CLIQUE AQUI.

Como teste, procure traduzir com o BABYLON as palavras: country, southern, forty-five, biggest, because, parliament, known, until, host, held.

A partir da tradução destas palavras, tente responder essas perguntas:

a) Em que região, especificamente, localiza-se a África do Sul?
b) Este país possui aproximadamente quantos habitantes?
c) Por que a África do Sul possui 3 capitais?
d) O que vai acontecer na África do Sul em 2010 e por qual motivo este evento é especial?
e) No texto foi citada uma pessoa muito conhecida na África do Sul. Quem é esta pessoa e você sabe qual é a sua importância histórica?

Procure responder estas questões na caixa “comentários” logo abaixo. Boa sorte!

Comentários

Neila Santana disse…
Olá,Estava pelo google q achei teu blogo,gostei muito.
Parabéns
Anônimo disse…
Eu fiz foi legal
Anônimo disse…
eu fiz as perguntas e respondi e achei muito interresante!
Anônimo disse…
valew me ajudou bstante!
Anônimo disse…
Adorei as dicas! Sou professora de inglês e aproveitei o texto em um teste.
Thanks.