Turma de Administração 1B - vespertino

Hello, class!

Em primeiro lugar, assista ao vídeo logo a seguir. A duração deste vídeo é de pouco mais de 5 minutos.





Agora faça a leitura deste texto, uma reportagem publicada no site Universia.

Idiomas para a carreira
Professores universitários e especialistas no aprendizado de línguas revelam quais os idiomas mais relevantes para o profissional se destacar no mercado de trabalho

Por Renata Aquino

Conseguir o emprego dos sonhos está quase tão difícil quanto acertar na loteria. Depois de uma ótima graduação, especialização ou, até mesmo, cursos de extensão, o profissional ainda pode ser descartado por aquela empresa que tanto almeja.

No entanto, uma arma secreta pode fazer com que o seu currículo não passe despercebido. O aprendizado de idiomas é um item utilíssimo para as empresas globalizadas e atitude que não deve ficar fora de qualquer planejamento profissional.

Mas quais idiomas aprender? O Universia foi buscar a resposta.

Professores universitários e especialistas em idiomas para carreira não divergem. O inglês é o líder de pedidos no mercado. Esperanto do mundo globalizado, o inglês é considerado requisito básico para os profissionais de empresas médias e grandes.

Instrumental, específico ou cultural

O que muda no aprendizado do inglês é o foco. "O aprendizado do inglês instrumental é o mais procurado, pois soluciona um problema imediato do profissional carente de certa habilidade (ler, ouvir, falar ou escrever) em determinada situação", conta Cátia Pitombeira, coordenadora do Centro de Línguas Metodista e docente nos cursos de Secretariado Executivo Bilíngüe, Comércio Exterior, Administração Financeira, Letras e Turismo.

(...)

"O mais importante é tentar descobrir para que o profissional vai precisar da língua. A escola pode e deve avaliar quais são as necessidades específicas do aluno. Quando a pessoa busca uma escola de idiomas, ela deve procurar esse tipo de ajuda específica, uma espécie de consultoria ou orientação que deve continuar ao longo do tempo. Esse plano desenhado em conjunto pelo aluno e pela escola pode até mudar depois para absorver novas necessidades. O processo de aprendizado de idiomas nunca tem fim, só pode ser aperfeiçoado", esclarece Roland Zotele, gerente da área de idiomas do Senac-SP.

Fonte: http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=5739

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – COLÉGIO KLÉBER PACHECO
Pois bem, tanto o vídeo como o texto enfatizam a necessidade do aprendizado de um outro idioma além do Português como ferramenta para o crescimento profissional – e até mesmo pessoal.

O vídeo e o texto servem como um apoio para as questões a seguir.

1 – Você está matriculado em um curso técnico voltado à administração. De que forma o aprendizado da língua inglesa é importante neste setor?

2 – Em algum momento de sua experiência profissional você sentiu a necessidade em adquirir ao menos conhecimentos básicos de um outro idioma como inglês ou espanhol?

3 - Leia este trecho:

“O inglês é o líder de pedidos no mercado. Esperanto do mundo globalizado, o inglês é considerado requisito básico para os profissionais de empresas médias e grandes.”

Faça uma breve pesquisa na internet e responda:

a) O que é “Esperanto”?

b) O que é “globalização”?

c) O que a jornalista quis dizer sobre o inglês ser considerado “o Esperanto do mundo globalizado”?

4 – Durante a reportagem exibida no vídeo, alguns profissionais relataram o que fizeram para melhorar ou aprender os seus conhecimentos em um outro idioma. Cite algumas dessas técnicas utilizadas por essas pessoas e com quais dessas técnicas você mais se identificou.

5 – Daqui a 4 anos a cidade de Salvador será uma das sedes – assim esperamos - para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol. Em sua opinião:

a) O que precisa ser feito para que Salvador tenha boas condições para receber delegações e turistas de 32 países daqui a 4 anos?

b) As oportunidades no mercado de trabalho se ampliarão para as pessoas que melhor se qualificarem. Onde você espera estar daqui a 4 anos?

As respostas devem ser entregues até o dia 07/05 e você pode escolher:

- Entregar, por escrito ou digitado, ao professor na escola, no turno vespertino entre 13:30 até 16:00; Atenção: cuidado com a apresentação desta atividade. Lembre-se: se você entregar um currículo sujo, amassado, mal escrito e com péssima apresentação visual ( uma folhinha de caderno, por exemplo) em uma empresa, este será descartado. Portanto, atenção para o capricho.

- Responder on-line. Para isso basta clicar em “comentários” logo abaixo e, na janela que abrir, siga as instruções descritas em “faça um comentário”.

Get to work! (mãos à obra!)

Comentários

LUCIANA OLIVEIRA CANARIO 1B disse…
ESPERANTO: É A LINGUA PLANEJADA MAIS VASTAMENTE FALADA.AO CONTRÁRIO DA MAIORIA DAS OUTRAS LINGUAS PLANEJADAS,O ESPERANTO SAIU DOS NIVEIS DE PROJETO...
É EMPREGADO EM VIAGENS,CORRESPONDÊNCIAS,INTERCÂMBIOS,E ENSINOS DE LINGUAS.

GLOBALIZAÇÃO:É UM DOS PROCESSOS DE APROFUNDAMENTOS DA INTEGRAÇAÕ,ECÔNOMICA,SOCIAL,CULTURAL,POLITICA,QUE TERIA SIDO IMPULSIONADO PELO BARATEAMENTO.
É UM ASSUNTO QUE SE ENCONTRA EM DESTAQUE NOS MEIOS DE COMUNICAÇAÕ.
LUCIANA OLIVEIRA CANARIO 1BVESPERTINO disse…
O JORNALISTA QUIS DIZER QUE NO MUNDO TODO SE FALA INGLÊS,É UMA LINGUA MUNDIALMENTE FALADA.
Unknown disse…
1- Por que as grandes Empresas dão preferência a pessoas que saibam fala Inglês é por isso que é bom aprender inglês.
2-Sim, o mercado de trabalho exigem muito que as pessoas saibam falar outro idioma.
3- a)é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro. Mais de cem anos de utilização prática fizeram do esperanto uma língua viva, capaz de exprime qualquer nuance do pensamento humano.

b)é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui conseqüências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transacionados.

c)O jornalista quis dizer que o inglês é a língua mais falada no mundo inteiro nos dias de hoje.
4- Ir morar em outro país,para aprender inglês,filmes com legendas,músicas,escutar muito,perguntar muito e não tem medo.
eu não me identiquei com nenhuma técnica. pois eu sou muito tímida.

5-a)tem que cuidar dos moradores de ruas,ter mais Segurança,transporte digno,tem que ter infra-estrutura, melhora o transito que é horrível,geração de novos cursos de Inglês para a população e principalmente investir mais no nossos jovens e crianças,investir na Educação para o menos favorecidos que precisa muito.
b) Esteja Trabalho para conseguir os meus objetivos de vida pois é muito importante para mim.
Unknown disse…
ANDREA SILVA DO 1B VESPERTINO EM MINHA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, SENTIR A NECESSIDADE DE APRENDER O CONHECIMENTO BÁSICO DO INGLÊS E O ESPANHOL, PORQUE,O ESTÁGIO E A S VAGAS DE TRABALHO,PELO MENOS E BOM TER O CONHECIMENTO DESSE IDIOMAS, É MUITO PROCURADO. TERMOS QUE APRENDER MELHOR OUTRAS LINQUAS EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO DE ALGUNS IDIOMAS DE SE PPOFISSIONALIZAR PARA O MERCADO DE TRABALHO.
Andrea Silva disse…
ANDREA SIVA 1B VESPERTINO SENTIR A NECESSIDADE DE APRENDER O IDIOMA BÁSICO DO ESPANHOL E INGLÊS,PORQUE O MERCADO DE TRABALHO ,OS ESTÁGIOS NAS EMPRESAS, TEM QUER TER CONHECIMENTO DE ALGUNS IDIOMAS PRINCIPALMENTE O INGLÊS EO ESPANHOL,EMAIS PROCURADO, É BUSCAR SE QUALIFICAR E SE PROFISIONALIZAR EM ALGUASLINGUAIS É NECESSÁRIO PARA OS PROFISIONALIZADO.
Marise Silva Oliveira.1 Adm B.Vespertino disse…
1-Para que possa administrar ma empresa,sendo propietaria ou não.

2-A lingua inglesa se tonou importante aparti das pesquisas de empresas estarem pedindo o conhecimento do inglês.

3.a-Não,pois nunca trabalhei.

b-O crescimento da imterdependência de todos os povos e paises da superficie terrestre.


c-Tornara a lingua inglesa mas importante no mercado de trabalho.

4-Mudando-se para um país de origem inglesa;entrando em um curso de inglês.

5.a-Se qualificar melhor aprendendo não só o inglês e sim outras linguas estrangeira.

b-Trabalhando em uma area de administração
profjaime2 disse…
LUCIVAL DE JESUS LIMA 1ºB VESPERTINO

1ºR:É IMPORTANTE PORQUE É LÍNGUA MUNDIALMENTE FALADA POR CAUSA DA ULTILIZAÇÃO DE TESTOS,DE VÍDÊO-CONFERÊNCIA DE REUNIÕES INTERNETE...
2ºR:SIM!PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE INFORMATICA.
3ºA.R:É UM ÍDIOMA ARTIFICIAL CRIADO NO ANO DE 1887 CRIADO PELO MÉDICO JÚDEO-POLONÊS LUDWING L.ZAMENHOF COM O INTUITO DE SER UMA LÍNGUA UNIVERSAL QUE ABRAJE APENAS DEZESSEIS REGRAS E COM ELEMINAÇÕES DE FONEMAS COMUNS A POUCA LÍNGUAS.
B.R:É O FENÔMENO OBSERVADO NA ATUALIDADE QUE CONSISTE NA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE MERCADOSPRODUTORES E CONSUMIDORES DE DIVERSOS PAÍSES.
C.R:QUE O INGLES É A LÍNGUA UNIVERSAL DA GLOBALIZAÇÃO OU SEJA A LÍNGUA ATUAL.
4ºR:VIAGAR PARA OUTRO PAÍS,INTERNET,MUSICA,FILMES NO MEU CASO EU DOU PREFERENÇIA A ESCUTAR MUSICA, PORQUE EU POSSO OBSERVAR A FORMA COMO E FADO E PROCURO VER A TRADUÇÃO E SIGNIFICADO DAS PALAVRAS.
5ºA.R:AMPLIAR O N° DE CURSOS DE GRATUITOS A POPULAÇÃO CARENTE E REVER AS NOSSAS LEIS E A QUESTÃO DE SEGURANÇA NO NOSSO PAÍS.
B.R:RESPONDO PESSOALMENTE.
profjaime2 disse…
LUCIVAL DE JESUS LIMA 1ºB VESPERTINO

1ºR:É IMPORTANTE PORQUE É LÍNGUA MUNDIALMENTE FALADA POR CAUSA DA ULTILIZAÇÃO DE TESTOS,DE VÍDÊO-CONFERÊNCIA DE REUNIÕES INTERNETE...
2ºR:SIM!PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE INFORMATICA.
3ºA.R:É UM ÍDIOMA ARTIFICIAL CRIADO NO ANO DE 1887 CRIADO PELO MÉDICO JÚDEO-POLONÊS LUDWING L.ZAMENHOF COM O INTUITO DE SER UMA LÍNGUA UNIVERSAL QUE ABRAJE APENAS DEZESSEIS REGRAS E COM ELEMINAÇÕES DE FONEMAS COMUNS A POUCA LÍNGUAS.
B.R:É O FENÔMENO OBSERVADO NA ATUALIDADE QUE CONSISTE NA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE MERCADOSPRODUTORES E CONSUMIDORES DE DIVERSOS PAÍSES.
C.R:QUE O INGLES É A LÍNGUA UNIVERSAL DA GLOBALIZAÇÃO OU SEJA A LÍNGUA ATUAL.
4ºR:VIAGAR PARA OUTRO PAÍS,INTERNET,MUSICA,FILMES NO MEU CASO EU DOU PREFERENÇIA A ESCUTAR MUSICA, PORQUE EU POSSO OBSERVAR A FORMA COMO E FADO E PROCURO VER A TRADUÇÃO E SIGNIFICADO DAS PALAVRAS.
5ºA.R:AMPLIAR O N° DE CURSOS DE GRATUITOS A POPULAÇÃO CARENTE E REVER AS NOSSAS LEIS E A QUESTÃO DE SEGURANÇA NO NOSSO PAÍS.
B.R:RESPONDO PESSOALMENTE.
Azevedo Neto disse…
Bom dia Professor Jaime! Navegando pela web encontrei o seu blog, que na minha avaliação é muito bem elaborado, sem dúvida é um trabalho nota 10. Belo trabalho professor.Contudo,Gostaria de saber se eu poderia utilizar este material(adaptá-lo a minha realidade), com as turmas de ensino médio da nossa escola, aqui na cidade de Angicos no RN. Meu e-mail pra contato/confirmação é: azevedoneto2@hotmail.com
Estou começando a trabalhar com essa ferramenta, por isso, necessito de colaboradores.
Paz e Bem!
Abraço do Teacher Azevedo Neto
ANGICOS - RN - BRASIL
Prof. Jaime disse…
Olá, pessoal!

Desculpem a demora em publicar as respostas por aqui. O blogger - plataforma que sustenta o blog - apresentou alguns problemas e não conseguia visualizar os comentários e mesmo publicá-los. Felizmente, tudo está resolvido.

Gostei das respostas, farei minhas observações em sala de aula.

Espero que tenham gostado da atividade. Um abraço.

Prof. Jaime Guimarães
Anônimo disse…
ADEILDA FERREIRA NEVES 1 adm vespertino

1° R= é muito importante falar outras línguas principalmente a língua inglesa.que se tornou o idioma mais importante do mundo.

2° R= sim principalmente de informatica.

3R= é uma língua que apesar da dificuldade de aprender beneficia a comunicarmo entre a maioria das nações.

4 R = Para trabalhar em empresas que de uma forma ou de outra precisa de contrato com outra empresa do exterior, e também as melhores empresas Brasileira tem vinculo com outras empresas norte americanas, e tambem assistir filme. viajar entre outras necessidades.

5 R= procurar fazer o curso eme aperfeiçoar, para garantir um emprego que almejo.
Galvão disse…
Legal o post e tenho este mesmo pensamento, e hoje em dia a questão da especialização é importante porém o aprendizado do idioma é um dos fatores diferenciais no caso de uma disputa de uma vaga de um grande emprego. Por isso, eu participei de um programa de intercâmbio nos Estados Unidos, e durante este tempo, eu aperfeiçoei os meus conhecimentos linguísticos tomando um curso de inglês em Miami e foi uma experiência muito legal com grandes ganhos de conhecimento cultural e de vida. Vale a pena participar de um programa de intercâmbio nos Estados Unidos.